Muito comuns em apartamentos e até mesmo em algumas casas, os quartos pequenos não precisam ser sinônimo de um espaço apertado e desorganizado. Mesmo tendo um quarto menor, você pode ter um ambiente aconchegante, organizado e com a sua cara! O segredo está no bom aproveitamento do espaço. Existem várias formas muito criativas de fazer isso e é justamente sobre elas que vamos falar neste post.

Confira a seguir 5 dicas para aproveitar o espaço em quartos pequenos. A maioria delas funciona tanto para quarto de casal quanto para de solteiro, pois o foco é otimizar o aproveitamento do espaço disponível. Veja essas ideias e comece hoje mesmo a planejar o seu quarto!

1 – Invista em cores claras

Quarto de solteiro com escrivaninha e cores claras

Em espaços menores, os arquitetos recomendam sempre utilizar cores claras. Ao contrário das cores escuras, elas criam a sensação de um ambiente mais amplo e espaçoso. Deixe as cores mais escuras para os móveis e objetos de decoração. Você também pode pintar apenas uma das paredes de uma cor mais escura, contrastando com as claras, fica bem elegante e moderno.

2 – Utilize espelhos ao seu favor

Quarto de casal com espelhos nos armários

Outro truque muito comum para deixar um ambiente mais espaçoso é o uso de espelhos. Coloque espelhos inteiros em paredes opostas a paredes claras ou pontos de iluminação. Uma boa dica é aplicar esses espelhos na porta de um closet, por exemplo.

3 – Prateleiras e nichos

Quarto de solteiro com prateleiras e nichos

As prateleiras e nichos são uma excelente forma de manter os seus itens organizados em pouco espaço. Elas podem ser colocadas sobre a cama, armário ou uma escrivaninha aproveitando assim um espaço que não estaria sendo utilizado.

A cama box com gaveta também é excelente para quartos menores, pois usa o espaço embaixo da cama para armazenar coisas.

4 – Luminárias de parede

Quarto de casal com luminárias na parede

Além de promover uma boa iluminação, o que é essencial para um quarto aconchegante, as luminárias de parede são práticas e ideais para quartos com pouco espaço. Com elas você tem os armários e criados mudos livres para os seus objetos e itens decorativos.

5 – Opte por móveis planejados

Quarto de solteiro com móveis planejados

Os móveis planejados são um excelente investimento que você faz em troca de um melhor aproveitamento de espaço. Com eles você aproveita muito melhor os cantos e as paredes disponíveis, mantendo o quarto organizado e confortável.

Essas são as nossas dicas para quartos pequenos bonitos e aconchegantes! Conhece mais alguma? Comente com a gente! E não deixe de compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais para que eles possam aproveitar também o conhecimento compartilhado. Agradecemos pela leitura e continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre o mundo da arquitetura e construção.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

Voltar ao topo