Poder passar um tempo com familiares ou amigos é algo que todos gostam e tudo pode ficar melhor ainda se você tiver em sua residência um espaço planejado especificamente para este fim. A área gourmet é um ambiente que vem sendo cada vez mais visado em casas e apartamentos, justamente por ser um espaço focado na integração entre as pessoas, seja para apenas passar uma tarde juntos ou para realizar uma confraternização.

A área gourmet pode ser feita em uma varanda ou então em terraços e edículas. Ao realizar o seu planejamento, é preciso pensar que ela terá diversos equipamentos como churrasqueira, refrigerador e adega, além de móveis como sofás e mesas ou balcões para o momento das refeições.

Por ser um espaço focado na convivência, ele deve proporcionar um alto nível de conforto e comportar um bom número de convidados.

Para te ajudar no planejamento da sua área gourmet, separamos neste post 10 ideias de áreas gourmet muito bonitas e práticas. No fim do artigo teremos também algumas dicas para deixar ainda mais fácil o processo de planejamento da sua área gourmet.

10 Ideias incríveis de área gourmet

1 – Aproveitando ambientes externos

Varanda integrada com área externa

Uma das formas mais comuns de se fazer áreas gourmet é aproveitando algum espaço externo da residência. Normalmente essas áreas já têm um clima de descontração por si só, além de ser um ambiente fresco e que permite curtir o clima mesmo durante as confraternizações.

2 – Ambientes externos em apartamentos

Varanda em apartamento com churrasqueira integrada

Mesmo se você mora em um apartamento, não significa que não pode ter uma área gourmet ao ar livre. Nesses casos, o ideal é aproveitar uma varanda bem espaçosa para a criação do ambiente.

3 – Área gourmet com churrasqueira

Espaço gourmet com churrasqueira integrada

Ter uma churrasqueira normalmente é algo bem comum nas áreas gourmet, principalmente nas externas. Geralmente as pessoas gostam bastante de preparar um churrasquinho quando se reúnem com amigos ou familiares, então uma churrasqueira sempre será bem-vinda.

4 – Ambientes simples e com muito verde

Espaço gourmet com vegetação presente e churrasqueira integrada

As plantas são excelentes opções de decoração para áreas gourmet, até mesmo as mais simples. Mesmo se não tiver um jardim por perto, você pode decorá-la com plantas em vasos.

5 – Tenha mesas de jantar

Varanda gourmet com balcão e mesa de jantar

Se tiver um bom espaço, você não precisa se limitar apenas a ter bancadas, aposte também em mesas de jantar para os convidados.

6 – Área com um toque rústico

Espaço gourmet com detalhes rústicos

As cadeiras de vime são excelentes para dar um toque rústico a qualquer ambiente. O melhor de tudo é que elas combinam muito bem até mesmo com ambientes mais “clean”.

7 – Decoração única com ladrilhos hidráulicos

Varanda gourmet com churrasqueira integrada e revestimentos em ladrilhos hidráulicos

Além de garantir uma decoração única, os ladrilhos hidráulicos dão ao ambiente um toque colorido e despojado.

8 – Um ambiente cheio de cor

Espaço gourmet com decoração colorida

Uma excelente forma de deixar a sua área gourmet mais descontraída é apostando em móveis e itens de decoração coloridos. Escolha cores que casam bem com o ambiente, criando uma harmonia entre todos os itens.

9 – Muito conforto

Área gourmet com sofás e cadeiras confortáveis

Além de mesas e cadeiras, disponha também na sua área gourmet sofás e almofadas. Assim as pessoas terão um lugar para sentar e conversar confortavelmente nos momentos em que não estiverem se alimentando.

10 – Balcão em L

Varanda gourmet com churrasqueira integrada e balcão em “L”

Outra opção para quem quer otimizar o espaço é fugir do tradicional balcão reto. O balcão em “L” tem muito mais espaço e funciona tão bem quanto a sua versão mais tradicional.

Dicas para projetar a sua área gourmet

Agora que você já conferiu algumas ideias, que tal algumas dicas para projetar a sua área gourmet? Veja a seguir algumas dicas simples para criar a sua área gourmet e ter um espaço especial para receber amigos e familiares.

Escolhendo o piso

Para uma área gourmet, o ideal é escolher um piso de fácil manutenção como o piso cerâmico. O importante é escolher opções que possam ser lavadas com facilidade.

Sobre o revestimento

Na hora de escolher o revestimento, também é bom pensar na facilidade de limpeza. Duas ótimas opções são o revestimento em pastilhas ou azulejos. Ambos possuem uma grande gama de cores que podem combinar com a decoração do ambiente, deixando-o cheio de charme e estilo.

Planeje a colocação de armários e nichos

Como será um ambiente onde serão preparados e servidos alimentos, é bom que tenha gabinetes e nichos para armazenar utensílios de cozinha.

Tomadas e iluminação

É importante que o ambiente tenha tomadas para a instalação dos eletrônicos que serão usados no local como o refrigerador ou o grill. A iluminação também é importante para os dias em que o ambiente for usado durante a noite.

Tenha uma bancada

Normalmente as áreas gourmet têm bancadas, pois além de ocupar menos espaço do que mesas, elas servem tanto como apoio para a preparação dos alimentos quanto como um lugar para as pessoas comerem. Se a bancada tiver armários na parte de baixo, você ainda terá um lugar a mais para guardar utensílios.

Escolhendo os móveis

Uma área gourmet pode ter inúmeras opções de móveis, normalmente as pessoas optam pelos móveis de madeira que dão um toque mais rústico ao ambiente, deixando-o aconchegante e charmoso. Por ser um ambiente bem descontraído, você pode usar até mesmo peças com tons mais forte e vibrantes. As plantas em vasos também serão um elemento muito bem-vindo na decoração.

Gostou das nossas dicas? Esperamos ter ajudado no planejamento da sua área gourmet. Se gostou deste artigo, compartilhe com os amigos nas redes sociais para que eles também possam aproveitar as dicas e ideias deste post. Agradecemos pela leitura e continuem acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre arquitetura e construção!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

Voltar ao topo