Arquitetura e urbanismo de uma cidade grande

Quem é apaixonado por arquitetura e quer seguir carreira no ramo certamente já ouviu falar sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo. Oferecido por diversas universidades, ele prepara profissionais para planejar, repensar e até mesmo fazer a fiscalização de locais internos e externos. Focado na construção de cidades, este é um excelente curso para quem gosta de arquitetar e planejar ambientes urbanos, deixando eles mais ricos, práticos e sustentáveis.

Se você está pensando em fazer um curso de Arquitetura e Urbanismo está no lugar certo, pois neste artigo vamos falar sobre este curso e o que será ensinado nele. Saiba se esta é a sua área, afinal, vale muito a pena investir na nossa realização profissional e conhecer um curso antes de iniciar nele é algo que pode fazer toda a diferença.

O que faz um profissional de Arquitetura e Urbanismo?

O profissional de Arquitetura e Urbanismo é aquele que planeja de forma metódica plantas com alto nível de detalhes. Tudo começar com o trabalho do arquiteto, que realiza a elaboração dos projetos visando todas as suas principais etapas, visando desde informações importantes sobre a estrutura até os materiais, técnicas e acabamentos a serem utilizados.

Por sua vez, o profissional de Arquitetura e Urbanismo realiza a fiscalização e promove a execução dos projetos. É ele quem analisa a viabilidade financeira, ambiental e econômica do projeto, podendo atuar também como assessor e consultor dos mesmos.

Chamado de arquiteto urbanista, o profissional dessa área promove o crescimento das cidades, podendo trabalhar em projetos de expansão de estruturas e espaços urbanos de forma geral.

Resumindo, as atividades de um profissional de Arquitetura e Urbanismo são as seguintes:

  • Projetar casas e edifícios visando o conforto e funcionalidade;
  • Realizar o planejamento de construções diversas, indo desde espaços comunitários até cidades inteiras;
  • Trabalhar na reestruturação de edifícios históricos visando a preservação do patrimônio;
  • Criar o design de diversos objetos e componentes de alguma construção;
  • Criar projetos de jardins, praças e parques visando um ambiente mais bonito e ecológico;
  • Elaborar espaços públicos que irão abrigar uma grande quantidade de pessoas com o máximo de conforto como indústrias, edifícios residenciais ou shopping centers.

Quais são as disciplinas ensinadas em um curso de Arquitetura e Urbanismo?

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), os conteúdos essenciais para o curso de Arquitetura e Urbanismo devem ser divididos em dois núcleos: Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação e Núcleo de Conhecimentos Profissionais, além de um Trabalho de Conclusão de Curso.

Veja a seguir a descrição de cada um deles, de acordo com o estabelecido pelo MEC:

O Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação poderá ser desenvolvido em diferentes níveis de conhecimentos e sua composição deve fornecer o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. Esse núcleo será integrado por:

  • Estética e História das Artes;
  • Estudos Sociais e Econômicos;
  • Estudos Ambientais;
  • Desenho
  • Meios de Representação e Expressão.

O Núcleo de Conhecimentos Profissionais será composto por campos de saber destinado à caracterização da identidade profissional. Esse núcleo será constituído por:

  • Teoria e História da Arquitetura, do Urbanismo e do Paisagismo;
  • Projeto de Arquitetura, de Urbanismo e de Paisagismo;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Tecnologia da Construção;
  • Sistemas Estruturais;
  • Conforto Ambiental;
  • Técnicas Retrospectivas;
  • Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo;
  • Topografia.

O mercado de trabalho para Arquitetura e Urbanismo

Faculdade de arquitetura

Ao ver estruturas como as da imagem acima, certamente ficamos maravilhados. Esta é uma foto da Biblioteca da Cidade de North Vancouver, um projeto conjunto feito pela Diamond com a Schmitt Architects que ficou com o primeiro lugar na categoria Arquitetura Urbana do National Urban Design Awards de 2012, um concurso promovido pelo Royal Architectural Institute.

Esta estrutura é um exemplo de como a arquitetura e o design urbano podem impactar a sociedade de forma positiva e enriquecer as vidas das pessoas. Profissionais da área estão cada vez mais requisitados no mercado, em boa parte devido ao alto nível de crescimento das cidades, exigindo um planejamento urbano adequado e com um alto nível de investimento.

O profissional

Um profissional formado em Arquitetura e Urbanismo pode atuar em construção civil, empresas imobiliárias, industriais e até mesmo de serviços. Ele pode trabalhar individualmente ou em uma equipe com profissionais de diversas áreas, ficando responsável pelas atividades econômicas.

A Arquitetura e Urbanismo é uma área bastante versátil que pode ser exercida com carteira assinada em alguma empresa ou na condição de autônomo, prestando serviços para as mesmas de forma independente.

Após terminar o curso e obter um diploma reconhecido pelo MEC, é fundamental que o arquiteto urbanista faça o seu cadastro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo). Só assim ele poderá exercer a profissão de forma correta e legalizada.

Estando formalizado como arquiteto urbanista, o profissional terá uma enorme gama de opções de empresas nas quais poderá trabalhar, indo desde escritórios de médio porte até órgãos administrativos do setor público, instituições ligadas ao patrimônio histórico, institutos que realizam pesquisa e planejamento urbano e empresas ligadas com a área ambiental.

Com essas informações, fica muito mais fácil saber se o curso de Arquitetura e Urbanismo é o ideal para você ou não. Agora que você já sabe o que faz um profissional da área e quais são as suas opções de trabalho, basta pensar bem e tomar uma decisão.

E não deixe de compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais! Ajude eles também a saberem mais sobre esta área.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

Voltar ao topo