Quando estamos reformando ou construindo uma casa, é muito importante pensar no paisagismo de todos os ambientes. E um desses ambientes á a entrada da casa. A entrada é o local por onde chegamos em casa e também o primeiro lugar que as visitas chegam, por isso ela deve ser bonita e ter um toque de personalidade.

Neste artigo vamos dar algumas dicas de paisagismo para você valorizar mais a entrada da sua casa. O melhor de tudo é que a maioria delas não exige muitos gastos. São pequenas mudanças que poderão fazer toda a diferença na entrada da sua residência. Crie um espaço elegante, convidativo e muito charmoso para receber a todos no seu lar.

Tenha um jardim

Jardim na entrada da casa

Se possível, tenha na entrada da sua casa um jardim. Eles são uma excelente forma de deixar o ambiente mais bonito e casual, além de dar um toque de natureza. Para ter um jardim na entrada da casa, primeiro é preciso definir o seu tamanho e quais serão os itens necessários para o seu preenchimento.

Se você não tem tempo para cuidar de plantas e não pode contratar um jardineiro, opte por um jardim pequeno e de fácil manutenção. Outra opção versátil são as plantas em vasos.

Ao escolher as plantas do jardim, leve em consideração a umidade do local, nível de exposição ao sol e o tamanho das plantas. Além de flores e árvores pequenas, você pode também apostar os arbustos e plantas menores.

Lembre-se que as plantas exigem diferentes tipos de cuidados para crescer e ficar bonitas, por isso é importante saber quais irão se adequar ao ambiente da entrada da sua casa, assim você não terá um jardim com plantas secas e malcuidadas.

Decoração com vasos e estátuas

Vasos e estátuas no jardim

Se tiver um jardim, as estátuas podem ser uma ótima opção para deixa-lo mais alegre e com um toque de personalidade dos donos da casa. Até mesmo se a entrada da casa não puder ter um jardim, você poderá fazer uma decoração moderna com vasos de plantas e estátuas no ambiente.

Os vasos de plantas podem conter uma espécie só ou composições com um tipo de planta e outros elementos decorativos.

Faça um caminho

Caminho de entrada para a casa

Outro elemento que valoriza muito a entrada de uma casa é a criação de um caminho até a porta de entrada. Esse caminho pode ser feito de diversas formas, utilizando placas de pedra ou madeira. Existem vários tipos no mercado, com diferentes cores e texturas. A escolha vai depender da sua ideia.

Para criar as composições, você pode usar a criatividade, fazendo um caminho regular ou então com um desenho diferenciado.

Tenha uma boa iluminação

Casa moderna com iluminação externa

A iluminação de ambientes externos pode ser um desafio, porém é muito importante dar atenção a este detalhe, pois mesmo durante a noite ele precisa se manter bonito e oferecer uma fácil locomoção.

Além de luminárias altas ou de chão para iluminar o caminho principal, tenha também iluminação em pontos estratégicos do jardim. Faça com que todo o ambiente possa ser visualizado com facilidade, mesmo durante a noite.

Separando a área da garagem

Jardim e entrada separados da garagem

Se a entrada da sua casa tiver uma garagem aberta, você pode fazer um canteiro para separa-la da área da porta de entrada. Uma das formas mais comuns de fazer isso é através de canteiros. Nesses canteiros você pode manter apenas plantas baixas e arbustos ou plantar algumas árvores como coqueiros.

Além de promover o verde no quintal da sua casa, ao fazer isso você elimina a necessidade da construção de um muro.

Tenha um jardim vertical

Parede com jardim vertical

Se a entrada da sua casa não tem muito espaço para plantas no chão, aposte em um jardim vertical. Além de terem uma necessidade de manutenção bem menor, eles não atrapalham no espaço de circulação, pois ficam nas paredes. Opte por um modelo que seja bonito e tenha a ver com o estilo da sua casa.

Vasos de barro

Jardim com vasos de barro

Os vasos de barro são ótimos para dar uma aparência mais rústica ao ambiente. Na foto de exemplo, ele foi colocado sobre um chão de pedrinhas, mas você também pode coloca-los perto da porta de entrada ou até mesmo no gramado do jardim.

Uma das vantagens de manter as plantas em vasos é a possibilidade de troca-las de lugar caso seja necessário.

Faça um canteiro

Corredor de entrada com canteiro de flores

No caso de entradas com corredores, você pode optar pela construção de um canteiro. O canteiro não precisa ocupar muito espaço, pois você pode faze-lo apenas para complementar a decoração do ambiente. Além disso, ele pode ser feito em diferentes formatos, pensados para não acabar prejudicando o espaço de circulação.

E essas foram as nossas principais dicas de paisagismo para entrada da casa. O que achou delas? Pensa em implementar alguma dessas ideias na sua obra? E não deixe de compartilhar com os amigos para que eles possam se inspirar também. Agradecemos pela leitura! Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades sobre arquitetura e construção.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

Voltar ao topo