cozinha tipo americana com ilha a bancadas

O planejamento da cozinha é muito importante, já que este é um cômodo da casa ou apartamento que exige praticidade. Além de comportar eletrodomésticos diversos, como fogão e geladeira, a cozinha é um ambiente que terá circulação de pessoas e a organização de tudo vai depender do que a cozinha terá e qual é o espaço disponível para a sua construção.

Neste artigo vamos dar algumas dicas para o planejamento da sua cozinha. Com elas você terá um espaço prático e ainda assim muito bonito para o preparo de refeições.

Analisando o seu espaço

O primeiro passo no planejamento de uma cozinha é a análise do espaço. Para que ela seja prática e organizada, você deve pensar nos costumes dos moradores e pensar na melhor forma de organizar o espaço disponível.

Uma boa forma de fazer a organização deste espaço é dividindo o ambiente em setores, utilizando como base as necessidades da família que irá utilizar o espaço. É preciso reservar uma área para o preparo de alimentos, de preferência perto da pia e fogão e uma área para a cocção dos alimentos. Entre outras opções há também um espaço para a despensa e uma área para alimentação com uma bancada ou mesa.

Se o espaço da cozinha for pequeno, a despensa pode ser um armário. Caso os mantimentos sejam armazenados em outro ambiente, é importante ter um local para deixar os que são usados com mais frequência na cozinha.

Organizando os detalhes

Com o espaço dividido, é hora de começar a pensar nos detalhes da cozinha. Entre os principais temos a localização da geladeira, pia e fogão. Agora vamos falar de forma mais detalhada sobre o que devemos levar em consideração durante o planejamento da cozinha.

Iluminação e ventilação

cozinha corredor, arejada

Uma cozinha deve ser bem iluminada e ter pontos de ventilação bem localizados, de forma que não atrapalhem o seu funcionamento e ainda assim permitam a circulação do ar. Como este é um ambiente que constantemente terá temperaturas altas, é importante que ele seja bem arejado independente do seu tamanho.

Como pode ser visto na foto acima, até mesmo uma cozinha pequena e com pouco espaço pode ter uma boa iluminação. Além de janelas de vidro, que aproveitam a luz natural, tenha luzes embutidas nos móveis.

O chão e a parede

azulejo com destaque na parede

O azulejo é a principal escolha as pessoas quando fazem o revestimento da parede da cozinha e isso tem um motivo bem simples: a limpeza. A parede e o chão da cozinha devem ser cobertos por algo que seja fácil de limpar, já que é uma área que tem muito contato com gordura e outros tipos de sujeira.

Para o chão, uma boa ideia é investir em pisos. Já na parede você pode usar azulejos ou ladrilhos. Para deixar o ambiente mais bonito, aposte em padrões ou peças que tenham desenhos delicados feitos especialmente para cozinhas. Se quiser um toque mais moderno, você pode apostar no ladrilho hidráulico ou nos adesivos. Plantas também são muito bem-vindas quando se fala em decoração de cozinhas.

Escolhendo o local da geladeira

cozinha planejada para geladeira

Além de ter uma tomada por perto para liga-la, o ideal é que a geladeira fique próxima a uma bancada de apoio. Assim fica muito mais fácil na hora de preparar receitas que exigem ingredientes da geladeira.

É importante também haver um espaço de ventilação perto do eletrodoméstico seguindo as instruções do fabricante. Caso contrário, ela poderá estragando.

Micro-ondas e fogão

cozinha branca com destaques nos utensílios

O fogão deve ficar em um local com boa circulação, mas sem nenhuma corrente de ar direta batendo nele. Caso contrário, o vento poderá acabar apagando o fogo.

Se a cozinha tiver micro-ondas ou outros eletrodomésticos mais delicados, eles deverão ser mantidos longe do fogão, pois a gordura do mesmo pode acabar impregnando nesses aparelhos, dificultando a sua manutenção.

Espaço para guardar os utensílios de cozinha

cozinha com otimização de espaço para guardar itens na parede

É importante ter gavetas e armários para guardar os talheres usados para preparar alimentos perto do fogão ou cooktop. As panelas também devem ficar por perto, guardadas junto com as suas tampas.

Uma forma criativa de guardar panelas e outros utensílios é utilizar ganchos nas paredes para prendê-los. Fica bonito e prático.

É bom também ter armários para guardar copos, potes de sobremesa, entre outros utensílios. Uma ótima opção para quem tem pouco espaço na cozinha são os móveis planejados, que normalmente são focados na praticidade com prateleiras e gavetões.

Máquina de lavar louça

cozinha integrada com lavanderia

Se estiver nos seus planos a instalação de uma máquina de lavar louças na cozinha, é importante a criação de pontos de pontos de elétrica e hidráulica para ela. Esses pontos podem ser colocados em um espaço fechado no tamanho adequado para que ela seja instalada no futuro.

A área de alimentação

cozinha balcão para compartilhar em família

Se não tiver uma copa, você pode reservar um espaço para alimentação na própria cozinha. Além disso, a presença de uma mesa ou balcão na cozinha também é ótimo para o consumo de refeições rápidas no dia a dia.

Se não puder colocar uma mesa no local, uma excelente opção é a instalação de banquinhos ao lado do balcão, assim ele funciona tanto como um espaço para alimentação quanto para o preparo de alimentos.

Gostou dessas dicas parar planejamento de cozinha? Compartilhe com a gente as suas dicas também! E não deixem de compartilhar este post com os amigos nas redes sociais para que eles possam conferir também. Agradecemos pela leitura e continue acompanhando o nosso blog para mais novidades!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

Voltar ao topo